quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

GOSSEC

FRANÇOIS-JOSEPH GOSSEC

Nascido em 17 de Janeiro de 1.734, filho de um pequeno fazendeiro chamado François-Philippe Gosse e Marguerite Brassens residentes na aldeia de Vergnies, no Condado de Hainault, um exclave francês nos Países Baixos Austríacos, pertencente atualmente à Bélgica.

Exclave é uma parte de um país que não está ligado ao seu próprio território, mas sim cercado por outro país. Exemplo: Alaska um estado americano que faz fronteira com o Canadá, mas não com outros estados americanos.

Seu sobrenome também pode ser grafado das seguintes formas: Gaussian, Gosse, Gosset ou Gossez. Foi compositor, educador musical e músico.

Desde cedo demonstrou interesse pela música. Aos seis anos de idade, cantava no coro da Igreja da Peregrinação em Walcourt, próximo a Charleroi na Holanda Austríaca, posteriormente, na Igreja de St. Aldegonde em Maubeuge.

Integrou uma pequena orquestra da Igreja do St. Peter, liderada pelo diretor musical Jean Vander Belen que ministrou suas primeiras lições de violino, piano, harmonia e composição.
Rameau

Em 1742 ele foi admitido no coro da Catedral de Nossa Senhora (Antuérpia) e recebeu novas lições de Andre-Joseph Blavier.

Por essa ocasião perde o contato com sua própria família, mesmo quando ele fez uma excursão da Bélgica ocupada em 1792 e 1793, não encontra seus pais e outros parentes. Em seguida, ele viveu em Bruxelas e Liège.


Pouplinières

Aos dezessete anos, em 1751, ele foi com uma carta de recomendação de Blavier a Paris procura por Jean-Philippe Rameau, o então regente da orquestra privada de Alexandre-Joseph Le Riche de la Pouplinières. Rameau que o contratou como um membro da sua orquestra.

Nessa mesma época foi iniciado na Loja "La Réunion des Arts".




Stamitz
A primeira sinfonia de Gossec foi composta em 1.754, a seguir produziu várias óperas e outras composições próprias.

Nesse mesmo ano, Rameau se desliga da orquestra, para seu lugar foi contratado Johann Stamitz, que permaneceu no cargo até 1756. Então Gossec assume o cargo de maestro da orquestra e ali permanece até a morte de seu patrono, de la Pouplinières, em 1762.

Em 1758 ele se casou com a cantora Marie-Elisabeth Georges. Seu filho nasceu em 1760, ocasião em que estreava o seu Réquiem, em maio, uma peça de noventa minutos, em Paris, na Eglise Jacobine na Rue St. Jacques, que o fez famoso.

Entre 1762 e 1769, trabalhou para o príncipe Louis-Joseph de Bourbon de Chantilly, e em 1766, acumulou suas obrigações também com Louis François Joseph de Bourbon. 

Com estas duas orquestras ele foi muito bem sucedido.



No ano de 1.769 fundou o Concert des Amateurs, sendo o seu diretor até 1772, quando juntamente com Simon Leduc e Pierre Gaviniès, reorganizou o Concert Spirituel (uma sociedade parisiense, organizadora de concertos), sendo seu diretor entre 1773 e 1777. 

Palácio Les_Tuileries - Sede do Concert Spirituel
Nessa série de concertos ele conduziu suas próprias sinfonias, bem como as de seus contemporâneos, em especial obras de Joseph Haydn, cuja música se tornara cada vez mais popular em Paris, até mesmo superando a obra sinfônica de Gossec. Em 1775 ele recebeu um prêmio como "maître de la musique".

Em 1778, Mozart visitou Gossec durante uma viagem a Paris, e descreveu-o em uma carta a seu pai como "um amigo muito bom e um homem muito seco".

Dauvergne
Em 1780, foi nomeado vice-diretor da Ópera de Paris e, na sequência da renúncia de Antoine Dauvergne em 1782, assume o posto de diretor, embora seus poderes fossem limitados pela luta entre o secretário de Estado e os artistas.


Nessa década a produção sinfônica de Gossec diminuiu quando ele começou a se concentrar em óperas.


Barão Breteuil
Deixa a Ópera de Paris, para organizar a École de Chant, fundada pelo Barão Louis-Auguste le Tonnelier De Breteuil em 1784, juntamente com Etienne Méhul, foi condutor da banda da Garde Nationale, durante a Revolução Francesa tornando-se popular e conhecido como o músico oficial da Revolução sendo considerado o inventor da música popular democrática. Por esta razão, ele se desentendeu com a Restauração Bourbon.

Fundou com o músico André Ernest Modeste Grétry, o Conservatório de Paris, onde trabalhou como inspetor e como professor de composição em 1.795. Dentre os inspetores estavam também Méhul e Luigi Cherubini.

Grétry - Mehul - Cherubini

Em 1815, após a derrota de Napoleão em Waterloo, o Conservatório foi fechado por algum tempo por Louis XVIII, e Gossec, aos oitenta e um anos de idade teve que se aposentar.

Até 1817, trabalhou em suas últimas composições, incluindo um terceiro Te Deum, e foi apoiado por uma pensão concedida pelo Conservatório.

Faleceu no dia 16 de fevereiro de 1829, em Passy, no âmbito do Segundo Restauração, depois de sessenta e cinco anos de uma carreira que termina com o último Te Deum em 1817. Gossec foi enterrado no Père-Lachaise, onde ele descansa perto da sepultura seu amigo Gretry.

Algumas de suas técnicas anteciparam as inovações da era romântica: ele marcou seu Te Deum para 1200 cantores e 300 instrumentos de sopro, e vários oratórios exigem a separação física de vários coros, incluindo invisíveis atrás do palco. Ele escreveu vários trabalhos em homenagem à revolução francesa, incluindo Le Triomphe de la République, e L'Offrande à la Liberté.

Carl Stalling
Enquanto a maioria das pessoas teria dificuldade em reconhecer Gavotte Gossec por seu título, a própria melodia permanece familiar nos Estados Unidos e em outros lugares porque Carl Stalling usou um arranjo dele em vários desenhos animados Warner Brothers.

Ele era pouco conhecido fora da França, e suas numerosas composições, sagradas e seculares, foram ofuscadas por aqueles de compositores mais famosos, entretanto foi uma inspiração para muitos, e estimulou o renascimento da música instrumental.

Gossec é considerado o pai da sinfonia francês. Suas quase 50 Sinfonias contribuíram para o desenvolvimento do gênero na França. Em 1809, compôs a sua última peça sinfônica, a Sinfonia em 17 partes, composta para celebrar o vigésimo aniversário da tomada da Bastilha.

Entre suas óperas incluem Le Pêcheur (1766), Toinon et Toinette (1767), Sabino e Thésée.

Berlioz
Música Sacra merecem destaques, o oratório Nativité (1774). A Missa pro defunctis - também chamado de Grand Messe des morts e conhecida como o Réquiem - composta em 1760 é um trabalho inovador de grande beleza, que provavelmente inspirou Mozart a seu famoso Réquiem, e também o Grande Messe des morts de Berlioz, Messe des Vivants (1813) e Te Deum (1817).

Nascido durante o reinado de Louis XV, dois anos após Joseph Haydn, tinha 16 anos quando Johann Sebastian Bach faleceu (1750), 22 anos quando Mozart nasceu (1756), 30 anos na época do falecimento de Jean- Philippe Rameau.


Uma rua nos arredores de Paris leva seu nome, começando na Rue de Picpus e terminando na Avenue Daumesnil.




Ouça Gossec e conheça parte de sua obra!

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