quinta-feira, 3 de setembro de 2015

CHERUBINI



Maria Luigi  Carlo Zenobio Salvatore CHERUBINI, nascido em Florença na Itália entre 08 e 14 de Setembro de 1.760, existe dúvida quanto ao dia, que provavelmente foi 08 de Setembro e 14 seria a data de seu batismo. A teoria do dia 08 ganha força por ser a data em que se comemora a festa da Natividade da Virgem, daí o nome Maria.
Seu pai Bartolomeo Cherubini era um grande cravista e professor de música no Teatro della Pergola, e foi o responsável por iniciar a instrução musical de Luigi aos seis anos de idade, recebendo uma educação musical completa.
Luigi Cherubini começou a compor ainda adolescente. Catalogou suas obras desde as primeiras composições e o manteve atualizado durante toda a sua vida, reflexo da sua personalidade metódica, isto antes dos treze anos de idade, época em que já tinha composto várias obras religiosas.
Em 1778 foi premiado com uma bolsa de estudos pelo Grão-Duque da Toscana para estudar música em Bolonha e Milão, onde permaneceu até 1780.
Jommeli - Traetta - Sacchini
Sua música foi fortemente influenciada por Niccolò Jommelli, Tommaso Traetta e Antonio Sacchini, que eram os principais compositores da época. Escreveu a sua primeira Ópera: O Esposo de Três e Marido de Nenhuma (Lo sposo di tre e marito di nessuna), que estreou em Veneza em Novembro de 1783.
Em Londres, cidade para qual viajou em 1785 produziu duas óperas sérias e uma ópera-bufa para o Teatro do Rei. O sucesso de sua ópera Giulio Sabino em Londres, em 1786, lhe deu o reconhecimento público.
Viotti
Acompanhado de seu amigo Gianbatista Viotti fez uma excursão a Paris sendo apresentado à Maria Antonieta e à sociedade parisiense.
Estabeleceu-se em Paris, excetuando uma breve viagem a Londres e outra a Turim para uma ópera encomendada pelo rei da Casa de Saboia, Cherubini passou o resto de sua vida na França. 
Recebeu uma encomenda para adaptação de Demofonte, um libreto em francês de Jean-François Marmontel, que seria a sua primeira Tragédia, as apresentações da obra foram na Grand Opera, em 1788.
Com a ajuda de Viotti, foi nomeado como diretor do Théâtre de Monsieur no Tuileries, em 1789, e três anos depois, também dirigiu o Feydeau Théâtre. Isso lhe deu a oportunidade de ler inúmeros libretos e escolher aquele que melhor se adaptavam ao seu temperamento.
A partir de 1790, adotou a versão francesa do seu nome, Marie Louis Charles Zenobi Salvador Cherubini, que aparece em todos os documentos existentes que mostrem seu nome completo após essa data.
Napoleão - Louis XVIII - Charles X
Em Paris, o jovem Cherubini, onde participou nos eventos históricos da época, a Revolução e o Império de Napoleão para a Restauração sob Louis XVIII e Charles X.
Sua música mostra originalidade e ousadia. Em 1791, quando passa a viver em Paris, compõe "Lodoiska", que alcançou sucesso graças aos inusitados enlaces harmônicos e à opulência instrumental, além do seu heroísmo realista.
Era o começo de uma reputação retumbante, que correu toda a Europa. A seguir, vieram outras obras: "Elisa" (1794), Medeia" (1797) que é o trabalho mais conhecido de Cherubini. "Os dois dias" (Les deux journées) de 1.800, obra na qual Cherubini simplifica seu estilo, foi um sucesso popular. Estas e outras óperas foram estreadas no Teatro Feydeau ou na Ópera-Comique. Sentindo-se financeiramente seguro, casou com Anne Cécile Tourette em 1794 e começou uma família que teve três filhos.
Após Les deux journées, o público parisiense começou a favorecer os compositores mais jovens, tais como Boieldieu. A ópera-balé de Cherubini Anacréon foi um fracasso total.
Haydn - Beethoven
Aliado a tudo isto, problemas de ordem material e política, por ser franco e sincero Luigi Cherubini não esconde as suas reservas sobre o trabalho de Napoleão, e isso lhe custou 15 anos de angústia e sofrimento. Mesmo assim, Cherubini escreveu pelo menos um trabalho patriótico por ano por mais de uma década. Foi nomeado diretor de Napoleão da música em Viena entre 1805 e 1806, tendo ele conduzido várias de suas obras nessa cidade. Faniska, produzida em 1806, foi uma exceção, recebendo uma resposta entusiástica, em especial, por Haydn e Beethoven, que conheceu em Viena. Beethoven considerava-o o compositor operístico mais importante da época.
Alguns musicólogos, inclusive, afirmam que na ópera "Fidelio", de Beethoven, há vestígios da influência do italiano.  
O compositor passou a pintar e estudar botânica.
Em 1808 ele compôs sua mais proeminente obra religiosa: Santa Missa em Fá Maior.
Les Abencérages(1813), um drama heróico passa na Espanha durante os últimos dias do Mourisco reino de Granada, foi a tentativa de Cherubini para competir com o La Vestale de Spontini. Recebendo elogios da crítica, mas poucas apresentações.

Execução de Louis XVI
Por ocasião de uma grande cerimônia religiosa em memória de Louis XVI, guilhotinado em 1793, Cherubini é comissionado para compor uma missa fúnebre, o resultado é a obra-prima que é o "Requiem in C minor", foi um enorme sucesso. O trabalho foi muito admirado por Beethoven, Schumann e Brahms.
Berlioz
Em 1816, Napoleão caiu, a monarquia é restaurada e o Rei Luís XVIII concedeu-lhe a Legião de Honra e o nomeou superintendente de Música do Rei. A partir desse momento, além de se dedicar ao trabalho de professor, ele concentra toda a sua força criativa na música sacra, destacando-se as missas em Ré menor e em Lá maior.
Em 1822, Cherubini tornou-se diretor do Conservatório de Paris, cargo que exerceu de forma autoritária, seu papel no Conservatório lhe traria conflito com Hector Berlioz, que passou a retratar o compositor como um pedante velho excêntrico em suas memórias. Mesmo assim manteve-se no cargo até 1.841.

Rossini - Chopin - Ingres
Cherubini tinha muitos amigos, incluindo Gioacchino Rossini, Frédéric Chopin e, acima de tudo, o artista Jean Auguste Dominique Ingres. 
Os dois tinham interesses comuns: Cherubini foi um pintor amador e Ingres apreciava praticando o violino, em 1841, Ingres produziu o retrato mais célebre do compositor de idade.


Retrato Cherubini por Ingres
Em 1.835 terminou seu livro, Cours de Contrepoint et de Fuga (Curso de contraponto e fuga).



Em 1836, Cherubini escreveu um Requiem em Ré Menor para ser executado em seu próprio funeral. É para coro masculino, já que as autoridades religiosas havia criticado o uso de vozes femininas no Requiem anterior.
Luigi Cherubini foi iniciado em 1784, no Grande Oriente da França na Loja São João da Palestina (em Paris.
Embora a música de câmara não represente grande parte de sua produção, o que ele compôs foi de muita importância.
- Foram seis quartetos, e um quinteto de cordas.


Acchille Leclère
Augustin Dumont
Cherubini morreu em Paris aos 81 anos, no dia 15 de março de 1842, foi sepultado no cemitério do Père Lachaise, a apenas quatro metros de seu amigo Chopin. Seu túmulo foi projetado pelo arquiteto Achille Leclère e inclui uma figura que representa "Music", coroando um busto do compositor com uma coroa de flores pelo escultor Augustin Dumont.


De temperamento independente e caráter austero, Cherubini permaneceria lembrado na história da música principalmente por suas mais de vinte óperas, todas de grande valor.

Maria Callas



Sua obra foi "redescoberta" pelo grande público em meados do século XX graças à interpretação dada por Maria Callas na obra Medea, em 1953.


Nenhum comentário:

Postar um comentário