quarta-feira, 28 de setembro de 2016

GYROWETZ

Dando sequência, apresentamos mais um contemporâneo de Wolfgang Amadeus Mozart, o terceiro da série:



Adalbert Gyrowetz


Vojtěch Matyáš Jírovec, seu nome de batismo, mais conhecido como Adalbert Gyrowetz foi um dos mais talentosos compositores da Boemia e Morávia.


Gyrowetz nasceu 20 de fevereiro de 1763 em Ceske Budejovice (Budweis), na Boemia, atual República Tcheca.


Seu pai era o maestro do coral da catedral local. Ele recebeu sua educação musical elementar em sua cidade natal e logo estava se apresentando em público como violinista, mais tarde também assumindo a função de organista da igreja.

Após estudos no ginásio Piarist em Ceske Budejovice, Adalbert viajou para Praga, onde estudou direito na Universidade de Praga, ao mesmo tempo em que continuou a estudar música.
Franz Fünfkirchen

Foi obrigado a abandonar a universidade por falta de recursos financeiros, ele tinha recebido uma relativamente boa educação, que, juntamente com o fato de ter aprendido os idiomas francês, inglês, italiano e latim, os quais, ele falava fluentemente, mais tarde ajudaram-no a circular nos mais meios sociais e permitir-lhe manter a posição de um secretário e mais tarde a de um assessor no serviço diplomático.


Nessa época Adalbert Gyrowetz esteve a serviço do conde Otto Franz Fünfkirchen de Chlum u Trebone , Brno, cujos funcionários eram todos músicos. Aqui, ele começou a compor, entre outras coisas, sinfonias.


Mozart
Em 1785 mudou-se para Viena, onde fez amizade com Wolfgang Amadeus Mozart, que o incentivou a perseverar como compositor. Entre 1786 e 1793, tornou-se o secretário e professor de música do príncipe Ruspoli em Roma.


Enquanto viajavam juntos em torno de Itália, Adalbert foi introduzido nas casas da aristocracia superior, tornando-se membro honorário da Sociedade Filarmónica em Bolonha.

Goethe


Ele se encontrou com um número de músicos proeminentes e outros tipos de artistas, incluindo Johann Wolfgang Goethe. 

Este período romano inspirou a composição dos Seis Quartetos de Cordas (1786-87), que foram realizados para aclamação e publicados em Paris. 

Giovani Paisiello e Nicola Sala

Durante a sua residência de dois anos em Nápoles, Adalbert aperfeiçoou suas habilidades de composição com Giovanni Paisiello e Nicola Sala e performances frequentava nas casas de ópera napolitana.


Napoleão
Haydn

Visitou Paris, em 1789, onde conheceu Napoleão antes da Revolução.

Descobriu que algumas peças suas foram publicadas como obra de Joseph Haydn, que tinha melhores vendas, conseguindo comprovar a sua autoria.



Pleyel
Salomon
Viajou para Londres em 1791, lá conheceu Ignaz Pleyel e JosephHaydn, a quem ele idolatrava e cujo estilo e harmonias influenciou na produção de sua música de câmara. 

Também foi contratado por Johann Peter Salomon para compor sinfonias a serem realizadas na sala de concertos Hanover Square de Salomon. Voltou a Boêmia em 1793.

Em 1804 foi nomeado para o prestigiado cargo de Vice-Kapellmeister do Teatro da Corte de Viena, sendo responsável por compor e executar uma nova ópera e ballet cada ano. 
Beethoven

Esta posição trouxe uma mudança fundamental nos gêneros praticados pelo compositor, se concentrando em obras para o teatro. Gyrowetz era um fã precoce de Beethoven. 

A admiração não era correspondida, mas Beethoven, provavelmente, invejava sua posição na corte, que lhe dava prioridade em projetos de teatro importantes.
Schiller

Quando a ocupação de Viena de Napoleão terminou em Novembro de 1809, o governo comemorou a ocasião com encenação da peça de Friedrich Schiller "Guilherme Tell", com música incidental escrita por Gyrowetz – algo que Beethoven queria, em vez disso, coube-lhe musicar o drama de Goethe "Egmont".


Chopin
Em 1818, uma criança de oito anos de idade, Frederic Chopin, fez sua estreia em concerto na cidade de Varsóvia na Polônia executando o Concerto para Piano Nº 1 de Gyrowetz, composto em 1796, que demonstra como sua música era amplamente divulgada naquela época.

Romani
 Ainda em 1818, Gyrowetz escreveu uma ópera cômica para o La Scala, em Milão, "Il finto Stanislao", do libretista italiano, Felice Romani. 

Giuseppe Verdi reutilizaria o texto para sua segunda ópera "Un giorno di regno" (1840).

Quando Beethoven faleceu em 1827, foi um dos carregadores do caixão no funeral do compositor.

Mesmo com a sua aposentadoria, em 1831, e, ele continuou a escrever música, entretanto sua fama como compositor foi diminuindo gradualmente, seu estilo clássico tornou-se ultrapassado, e ele viveu o suficiente para ver-se esquecido.

Um editor convenceu-o a publicar sua autobiografia, ele escreveu Biographie des Adalbert Gyrowetz, lançado em Viena no ano de 1848; a crônica de seus encontros com muitos grandes nomes culturais foi colocada em dúvida pelos historiadores desde então por se tratar de um relato subjetivo, de qualquer forma é também um documentário sobre os eventos musicais da época, afinal foi parte importante da sociedade musical vienense da década de 1820.


Gyrowetz faleceu em 19 de março de 1850, na cidade de Viena, aos 87 anos, foi sepultado no Währinger Friedhof, quando este cemitério foi convertido em um parque em 1923, Gyrowetz não foi considerado notável o suficiente para que seus restos mortais fossem transferidos para uma sepultura de honra no Zentralfriedhof de Viena, entretanto o seu túmulo foi preservado no local como "historicamente significativo".

Em seu tempo ele foi extraordinariamente bem sucedido e certamente sabia como tirar proveito de cada ocasião que lhe fosse oferecida. De certa forma contribuiu para a formação das bases para a música romântica. Jírovec ou Gyrowetz foi notavelmente crítico de si mesmo e, obviamente, consciente dos limites de seus próprios dons, admitindo que a sua extraordinária fama, mas de curta duração foi em parte devido a circunstâncias favoráveis e boa sorte.

Um catálogo temático de suas obras foi compilado pelo musicólogo norte-americano John A. Rice (1982). Ele se considerava um compositor alemão e usou uma forma alemã de seu nome, Adalbert Gyrowetz, e ela está listada como tal, tanto em enciclopédias estrangeiras como em partituras impressas.


Em sua obra constam: Quase trinta óperas, alguns balés, mais de sessenta sinfonias, mais de uma centena de obras para música de câmara, entre trios, quartetos, quintetos e sonatas.

Um pouco de sua obra

Nenhum comentário:

Postar um comentário