quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

MICHAEL HAYDN



Johann Michael Haydn foi um compositor do período clássico. 
Lar da família Haydn
em Rohrau

Nascido no dia 14 de Setembro de 1.737, na Aldeia de Rohrau na Áustria, próxima a fronteira da Hungria, numa família de artesãos, seu pai, Matthias Haydn, era fabricante de roda de carroças e sua mãe, Maria Koller, era cozinheira no palácio do Conde Harrach, era o sexto dos doze filhos do casal, sendo o segundo Joseph, o mais famoso da família. Seu pai, Mathias, era um entusiasmado músico folclórico que durante sua juventude foi autodidata na harpa. Ao longo da vida, ensinou também canto a seus filhos.



Catedral de St. Stephen
Reutter
Aos oito anos de idade foi para Viena, 

onde cantou no coro da Catedral de St. 

Stephen (Stephansdom) sob a direção de 

Johann Georg Reutter, era um menino 

soprano, permaneceu ali até a mudança 

de sua voz, seu irmão Joseph tinha sido ativo como solista soprano desde 1740. 


Albrechtsberger
Existem indicações que teria estudado com Johann Georg Albrechtsberger (o professor de Beethoven) e Franz Joseph Aumann. 

Michael foi um estudante de música tão brilhante quanto Joseph, e quando Joseph atingiu a idade em que não mais podia manter a voz de soprano, Michael o substituiu com igual brilhantismo.

Aos doze anos, Michael já ganhava algum dinheiro extra como organista substituto na catedral. Após sua saída do coro, em 1753, permaneceu no seminário jesuíta compondo, prelúdios, fantasias, missas e outras obras litúrgicas pelas quais segundo o seu biógrafo Stadler era muito apreciado.
Catedral de Nagyvárad

Pouco depois de ter deixado o coral da escola, em 1757, Michael foi indicado mestre-capela em Nagyvárad, Grosswardein (atual Oradea na Romênia) para servir Arcebispo Sigismund como maestro da catedral da região.



Hieronymus
Cinco anos mais tarde, em 1762, com o falecimento de Eberlin, Michael Haydn é nomeado diretor musical da corte do príncipe-arcebispo Hieronymus de Salzburg, e depois também assumiu as funções de organista na igreja de St. Peter, que era dirigida pelos beneditinos.

Igreja de St. Peter
Permaneceu em Salzburg por 43 anos, durante o qual escreveu mais de 360 composições que compreendem tanto sacras quanto seculares.



O seu início como diretor musical foi bastante criticado durante os primeiros dias de sua incumbência, seus serviços não eram inteiramente satisfatórios para seus empregadores, além da reprovação de seus contemporâneos, incluindo, Leopold Mozart e seu filho Wolfgang.
Leopold Mozart

Nem suas atividades musicais e sua conduta pessoal foram edificantes para aqueles que estavam ao seu redor. Leopold o criticava por estar constantemente embriagado.

Em 17 de agosto de 1768 casou com a cantora Maria Magdalena Lipp (1745-1827), filha do maestro da catedral, uma mulher de vida austera, que foi a responsável na mudança comportamental de Michael que abandonou a preguiça, a bebida e a inércia.

Mozart, 1768
O casal tem uma única filha, Aloisia Josepha, nascida 31 de janeiro de 1770 que morreu pouco antes de seu primeiro aniversário, em 27 de Janeiro de 1771.

Na época do casamento, com a mudança de seu comportamento, enfim conhece pessoalmente a família Mozart, primeiro, Leopold e posteriormente Amadeus de quem se tornou amigo íntimo, ambos tinham grande consideração, respeito e admiração pelas obras de cada um.

Michael também foi professor e teve como alunos os compositores Carl Maria von Weber e Anton Diabelli.
Weber e Diabelli
As obras sacras de Michael Haydn são consideradas de maior importância, com destaque para o Réquiem em Dó menor em memória do Arcebispo Sigismundo - que influenciou bastante o Réquiem de Mozart.

Prolífico compositor secular, foram cerca de 40 sinfonias e partitas, vários concertos e música de câmara, incluindo um Quinteto de Cordas em Dó maior, que muitos julgaram ter sido composto por seu irmão mais velho. Joseph considerava a música produzida por seu irmão muito boa, a ponto de dizer que as obras religiosas de Michael foram superiores às suas.

Joseph Haydn
Michael permaneceu próximo de Joseph durante toda a vida. Tanto que em 1802, quando recebeu “honoráveis posições e lucrativas propostas”, tanto de Esthjerázy, quanto do grão-duque da Toscana, escreveu a Joseph em Viena pedindo conselhos, decidindo permanecer em Salzburgo.

A amizade com Mozart gerou influências e algumas confusões entre os autores de algumas obras. Durante muitos anos, a obra que hoje conhecemos como a sua sinfonia nº 26 foi considerada como a sinfonia nº 37 (K 444) de Mozart, isso ocorreu devido o movimento inicial ter sido escrito com a grafia de Amadeus que compôs a introdução lenta do primeiro movimento, mas o restante escrito com outra grafia é trabalho de Michael, isto foi descoberto em 1.907. 

Vários dos trabalhos de Michael Haydn teriam influenciado Mozart. Em três exemplos: o Te Deum, que teria influenciado Wolfgang em seu K. 141; o final da sinfonia 23 que pode ter sido uma fonte das ideias para o final do Quarteto em Sol, K. 387; e (em forma de fuga e tema de encerramento), o finale da Sinfonia No. 29 (1784) de Michael, em comparação ao monumental final da Sinfonia 41 – Júpiter; ambas em Dó maior.

Wynton Marsalis

Atualmente uma das obras ainda interpretadas é o seu concerto para trombone em Ré Maior. Sugiro a audição do Adágio com a interpretação de Wynton Marsalis.

Como era costume entre os compositores da época, e em virtude de seu papel como diretor e organista, Haydn escreveu em todas as formas de composição, mas com uma predileção para os textos litúrgicos, aos quais dedicava seus melhores esforços.

Michael Haydn não gostava de ver suas obras impressas e grande parte de suas composições permaneceu em manuscritos. Da mesma forma que jamais compilou um catálogo temático de suas composições, nem pediu que alguém o fizesse.


Biblioteca de Saint Peter
Michael Haydn tentou uma unificação das características dos mestres contemporâneos que escreveram para a Igreja, incorporando um toque pessoal, entretanto sua individualidade e profundidade de concepção não foram suficientes para preservar muitas das suas obras para a posteridade. A coleção completa de trabalhos inéditos de Michael Haydn é preservada na Biblioteca do mosteiro beneditino de Saint Peter, em Salzburg.

Túmulo de Michael Haydn

Michael Haydn faleceu aos 68 anos de idade, em Salzburg, no dia 10 de agosto de 1806, três anos antes de seu irmão mais velho. Foi sepultado no cemitério da Igreja de Saint Peter, no sopé de uma capela talhada na rocha; divide espaço com Maria Anna Mozart, Nannerl, a irmã mais velha de Wolfgang Amadeus Mozart.

Em 1808, Nikolaus Lang compilou o primeiro catálogo do compositor em sua obra "Biographische Skizze" (Esboço Biográfico).

Em 1907, Lothar Perger compilou um catálogo de suas obras orquestrais, incorporando a letra P às suas composições instrumentais.

Klafsky

Em 1915, Anton Maria Klafsky conduziu um trabalho similar com relação a sua música sacra de coral.

Em 1982, Charles H. Sherman, que havia registrado em disco muitas das sinfonias de Joseph para o selo Doblinger, publicou um catálogo cronológico das sinfonias de Michael, acolhido por certas companhias fonográficas. 


Mais tarde, em  1991, Sherman juntou-se a Donley Thomas para publicar um catálogo cronológico de todas as músicas de Michael Haydn, utilizando uma numeração contínua, a exemplo do que fez Köchel com relação a toda a obra musical de Mozart.

A tarefa de catalogar a música de Michael é facilitada pelo fato de que eu quase sempre preenchido a data de conclusão em seus manuscritos, entretanto é necessário estimar datas quando o autógrafo de uma dada obra não sobrevive para a posteridade.

Em 2006, para marcar o bicentenário da sua morte, foi realizada em Salzburgo uma exposição sobre sua vida e obra perto da Igreja de Saint Peter.

Aprecie sem moderação

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