quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

GRIEG

Retornando aos trabalhos depois de um longo período de férias, retomamos o nosso blog... E o escolhido para esse recomeço foi:


Edvarg Hagerup Grieg, nascido no dia 15 de Junho de 1.843 em Bergen, uma cidadezinha portuária ao sul da Noruega. Filho de Alexander Grieg, vice-cônsul e comerciante, e Gesine Judithe Hagerup, professora de música.

Bergen
O nome da família era escrito originalmente Greig e tem origens escocesas. Após a Batalha de Culloden em 1746, o bisavô de Grieg, Alexander Greig, viajou por várias cidades europeias e acabou por se instalar na Noruega em 1770 e estabelecendo interesses comerciais em Bergen.


Edvard Grieg nasceu numa família tipicamente burguesa e musical do século 19. 


Tanks Upper Secondary School
Desde cedo demonstrou interesse pelo piano, instigado por sua mãe Gesine Judithe, uma excelente pianista, e o ensinou a tocar aos seis anos de idade, Grieg estudou em várias escolas, incluindo Tanks Upper Secondary School.

Logo, o jovem começou a mostrar suas qualidades, influenciado por Mozart, Weber e Chopin.  As suas primeiras composições datam de 1857.

Ole Bull
No verão de 1858, Grieg conheceu o célebre violinista norueguês Ole Bull, que era amigo da família, o irmão de Ole Bull foi casado com a tia de Grieg.


Conservatório de Leipzig
O violinista ouviu o Edvard tocar piano e ficou tão impressionado, e percebendo os dotes daquele menino de 15 anos e convenceu seus pais a enviá-lo para estudar no Conservatório de Leipzig na Alemanha, o melhor e mais moderno centro musical da Europa, na época.
Plaidy - Moscheles - Richter - Hauptman - Reinecke
No conservatório de Leipzig, estudou piano com Louis Plaidy, E. F. Wenzel e Ignaz Moscheles. Harmonia e contraponto com Ernst Friedrich Richter, Robert Papperitz e Moritz Hauptman. Composição com Carl Reinecke.

Na primavera de 1860, Edvard contraiu duas doenças pulmonares ameaçadoras de vida, pleuresia e tuberculose. Ao longo de sua vida, a saúde de Grieg foi prejudicada por um pulmão esquerdo destruído e uma deformidade considerável de sua coluna torácica.

Richard Wagner
Ele sofria de inúmeras infecções respiratórias e, finalmente, desenvolveu insuficiência cardíaca e pulmonar combinada. Grieg foi admitido muitas vezes em spas e sanatórios tanto na Noruega como no exterior. Vários de seus médicos se tornaram seus amigos pessoais.
Clara Schumann

Grieg teve a oportunidade de assistir, em Leipzig, de importantes recitais como o de Clara Schumann na Gewandhaus e óperas de Wagner, como Tannhäuser.

Ali ele permaneceu por quatro anos, até 1862. Escreveu sua Op. 1, que consistia em quatro peças para piano, além de suas quatro músicas para contralto com textos alemães, que constituem sua Op. 2. 
Conheceu a tradição musical européia e descobriu que o seu objetivo sempre fora compor uma música verdadeiramente norueguesa.
Gade

Mais tarde, em 1863, mudou-se para Copenhague, por um curto período para estudar com o compositor dinamarquês Niels Gade, na época a única cidade escandinava com rica vida cultural.

Entretanto, o jovem compositor em pouco tempo se opõe à orientação conservadora. Não lhe interessava o mendelssohnianismo que norteava a conduta criadora de Gade.

Hartmann
Nordraak
Neste período, conheceu o dinamarquês Johann Peter Emilius Hartmann e o norueguês Rikard Nordraak, compositor do atual hino nacional da Noruega, importantes compositores, que se tornariam grandes amigos e influências, que marcaram seu estilo de composição.

Schumann e Mendelssohn
As fontes folclóricas norueguesas passaram a ser parte essencial de sua obra, tornando-se Grieg um dos grandes expoentes da música nacionalista, sempre lutando contra o domínio da música alemã, cujos principais representantes eram Robert Schumann e FélixMendelssohn.

Foi também em Copenhague onde reencontrou a prima Nina Hagerup, uma excelente cantora, ambos encetaram um romance secreto.
Nina e Edvard
Em 1865 compõe a primeira sonata para piano e as célebres Peças Líricas entre muitas outras obras, mesmo ano em que fica noivo de sua prima, celebrando a efeméride Grieg presenteou Nina com as Melodias do Coração – Opus 5. Matrimônios entre primos não eram bem vistas, ambas as famílias reprovaram a união e nenhum parente compareceu à cerimônia.

Pouco depois, em 1868, nasceu Alexandra, única filha do casal. A menina morreu ainda bebê, aos 13 meses, vítima de meningite. A perda da criança motivou Nina e Grieg a viverem de cidade em cidade, entre um espetáculo e outro, durante longos anos.

Grieg promoveu a música norueguesa através de concertos e aulas. Grieg foi aplaudido em cidades como Leipzig, Praga, Berlim, Londres e Paris. Além de famoso, ficou relativamente rico.

Na França chamaram Grieg de "Chopin do Norte" e de "Mozart da Escandinávia". Tornou-se regente da Det Harmoniske Selskab e em 1871 foi um dos fundadores da Christiania Musikforening.


Ibsen

Grieg acabaria por se tornar no mais forte expoente da cultura musical escandinava.

Em 1876 estréia a música de cena para "Peer Gynt", de Henrik Ibsen, da qual extrai duas suítes sinfônicas, de absoluto sucesso mundial.


No verão de 1884, ele começou a construção de sua futura casa em Troldhaugen. Foi nesta cidade onde passou o resto de seus anos, compondo e revisando velhas pontuações ou caminhando nas montanhas norueguesas.
Residência do casal Grieg em Troldhaugen
Em 1898, seus esforços para difundir a música de seu país culminaram com a criação do primeiro festival de música da Noruega, que se realizou em Bergen.


Para este evento ele compôs Danças Sinfônicas Op.64, baseada nas músicas de Lindeman. 


Lindeman e Svendsen
Sua saúde se deteriorou, mas continuou a fazer apresentações em cidades estrangeiras, como Varsóvia e Paris.

Edvard Grieg era admirador do trabalho de vários compatriotas seus, tais como Ludwig Mathias Lindeman, Ole Bull e Johan Svendsen. Compositores que utilizaram a música tradicional do seu país.

Em 1906 ele compôs seu último trabalho, o Fire Salmer (quatro salmos), baseado em melodias populares.


Grainger

Neste mesmo ano, esteve em Londres para conhecer o pianista e compositor australiano Percy Grainger. Grainger era um grande admirador de Grieg, uma enorme empatia estabeleceu-se entre ambos os músicos.

Liszt
Pioneiro na utilização impressionista da harmonia e da sonoridade ao piano. 

Recebeu apoio de FranzLiszt, seu grande amigo e incentivador. 

Faleceu aos 64 anos, em sua cidade natal, no Hospital Municipal de Bergen, no dia 4 de Setembro de 1907, de um esgotamento crônico em decorrência da pleurite que o acompanhou desde a juventude.

Imagem do Funeral
Halvorsen
Toda a Noruega chorou por aquele que foi não só o mais importante compositor norueguês, mas também um especial cultor da história e do folclore do país. Mais de trinta mil pessoas assistiram ao funeral, invadindo as ruas de Bergen.

Seguindo seu desejo, sua própria Marcha Funeral em Memória de Rikard Nordraak foi interpretada em uma orquestração por seu amigo Johan Halvorsen e em seguida foi executado o movimento da Marcha Funeral da Sonata para Piano nº 2 de Chopin. 


Entrada do Museu
Grieg foi cremado, e suas cinzas foram sepultadas em uma cripta de montanha perto de sua casa, Troldhaugen.

Após a morte de sua esposa, suas cinzas foram colocadas ao lado dele, na pequena chácara onde o casal morou até o final da vida. Hoje neste local está o Museu Edvard Grieg dedicado ao seu legado.

"Toda a arte verdadeira surge do ser humano". Este foi o lema que acompanhou a carreira de Edvard Grieg, o compositor que colocou a Noruega no mapa mundial da música.

Edvard Grieg é a pessoa mais célebre da cidade de Bergen, com inúmeras estátuas retratando sua imagem.

Muitas entidades culturais têm o seu nome:

o maior prédio de concertos da cidade (Grieghallen),

a escola de música mais avançada (Grieg Academy),


e seu coro profissional (Edvard Grieg Kor).

Em 1991, foi veiculado este comercial do aparelho de som da Philco Hitachi em que a música tema era o Amanhecer de Peer Gynt. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário