quarta-feira, 13 de abril de 2016

GEORG ANTON BENDA

GEORG ANTON BENDA, cujo nome original era Jiří Antonín Benda, foi um compositor, violinista e mestre de capela do período clássico, amplamente admirado durante a sua vida. Tem como data de batismo o dia 30 de junho de 1722. Nascido em Staré Benátky, na Bohemia, atual República Tcheca.
Franz Benda
Foi o quarto dos seis filhos de Jan Jiří Benda, músico e tecelão de linho, e Dorota Brixi, descendente de uma família de músicos bem conhecidos, ele e František Benda, o mais velho, foram os mais famosos dentre todos os irmãos.
Seus outros irmãos são: Jan Jiří Benda, Viktor Benda, Josef Benda e Anna Františka Hatašová, sendo os dois últimos mais novos que Georg.
Foi iniciado na música com o seu pai. Estudou no Piarist Gymnasium (escola secundária) em Kosmanos e posteriormente foi seminarista no Jesuit Gymnasium em Gitschin de 1739 a 1742, que era conhecido por sua intensa música vocal e instrumental, retórica, e, especialmente, o seu teatro.

Aos dezenove anos, se juntou aos demais membros da família que estavam em Berlim, na corte de Frederico, o Grande, da Prússia, um amante da música, que lhe concedeu o título de segundo violinista na Capela de Berlim. No ano seguinte, a convite de seu irmão mais velho, Franz foi para Potsdam onde trabalharia como compositor e arranjador. 
Friedrich III
Em 1750, recebeu o cargo de Mestre de Capela na Corte de Friedrich III, Duque de Saxe-Gotha, permaneceu no cargo por trinta anos, foi onde ele desenvolveu o seu talento para a composição, especializando-se em música instrumental e religiosa. O clero local proibia qualquer ideia de formar um teatro musical, exceção feita para o aniversário da Duquesa Luisa Dorotea em 1765, ocasião em que escreveu sua primeira ópera Xindo reconnosciuto.
Com o sucesso desta obra e vários pequenos intermezzos que compôs, O Duque concedeu-lhe uma bolsa para que estudasse na Itália, onde teve contato com vários compositores de ópera da época, influenciando assim o seu estilo de composição, no seu retorno dedicou-se à composição de óperas populares.
Como um membro da orquestra da corte, ele aprendeu as composições de Johann Joachim Quantz.
Com a morte da duquesa em 1767 e do próprio Duque em 1772, passou a prestar serviços ao sucessor Duque Ernst II, a partir dai começa a escrever um novo estilo que fundia o drama falado com a música.
Esta foi sua contribuição mais importante, o desenvolvimento dos melodramas alemães, uma forma de entretenimento musical que influenciou Mozart. O (das) Melodram, um recurso dramatúrgico-musical em meio à ópera, designando um trecho ou cena em que há execução falada do texto com acompanhamento simultâneo de música instrumental.
Casou-se e teve cinco filhos, todos com talento musical, destacando-se Friedrich Ludwig Benda. Os demais foram Heinrich, Catharina Justina, Hermann Christian, Carl Ernst Eberhard.
Em 1774, o diretor da companhia teatral Abel Seyler chegou a Gotha, e encomendou alguns melodramas, incluindo Ariadne auf Naxos, Medea e Pygmalion. Ariadne auf Naxos é considerado seu melhor trabalho. 
Johann Christian Brandes

Com texto de Johann Christian Brandes (1722-1795) e música incidental de Benda. Diferente da ópera homônima de Richard Strauss, essa peça setecentista é um duodrama (obra teatral para dois personagens) que havia sido escrito entre 1772 e 1773, recebendo alguns poucos números musicais de Anton Schweitzer (1735-1787), mas teve sua música finalizada Benda, que compôs claros acompanhamentos simultâneos a alguns dos trechos falados. Na sua estreia em 1775, a ópera recebeu críticas entusiasmadas na Alemanha e depois, em toda a Europa, com os críticos de música chamando a atenção para a sua originalidade, doçura, e execução engenhosa. Logo começou a ser imitado. Ao mesmo tempo, Benda ganhou uma reputação como compositor de Singspiel (um subgênero alemão da ópera), tornando-se o compositor mais popular do gênero do tempo. A disputa com a rival Anton Schweitzer o levou a renunciar ao posto de Kappeldirector que o Ernest II havia lhe concedido, e deixar Gotha, viajando por um ano para Hamburgo e Viena.

Além disso, ele escreveu muitas peças instrumentais, incluindo sinfonias e algumas sonatinas.
Jean Jacques Rousseau
Os melodramas nasceram da ideia de alternância entre a música e a palavra falada, influencia de J. J. Rousseau, tanto em termos práticos e artisticamente. Rousseau queria que a música criasse uma base para o discurso do ator, Benda tinha como requisito básico a veracidade dramática - ele queria criar um novo drama musical.

Também escreveu músicas para rituais maçônicos, Benda foi iniciado maçom e membro da Loge Archimedes zu den drei Reissbrettern em Altenburg

Fama crescente provocada por seus melodramas permitiu-lhe visitar vários centros musicais, como Paris, em 1781- onde estreou sua opereta Romeu e Julieta, uma versão com final feliz, e Mannheim em 1787, onde formalmente se aposenta. Seu último trabalho, ironicamente, é uma cantata intitulada Bendas Klagen (Lamentações) de 1792.
Estabeleceu-se na pequena aldeia de Köstritz na atual Alemanha, aonde aos 73 anos de idade, no dia 06 de Novembro de 1795, veio a falecer, deixando seu filho, Friedrich Ludwig Benda (1752-1796), que continuou a tradição musical familiar, servindo como diretor musical em Hamburgo e mais tarde em Mecklenburg, antes de finalmente se tornar o concertino em Königsberg. Ele morreu menos de um ano depois de seu pai.
Benda foi uma das pessoas mais famosas no final século 18, compositor conhecido principalmente por sua música sacra e inovações no teatro musical. Em seus melodramas, em particular, pode-se notar uma sensibilidade harmônica e melódica que faz ressaltar o texto. Seus singspiels são mais complexos e tom sério é frequentemente muito mais progressista do que em trabalhos semelhantes feitos por Johann Adam Hiller. Sua música instrumental é tranquila ainda mantendo elementos do estilo galante, com temas sequenciados e motivos rítmicos curtos.

Sua obra inclui:
- 13 óperas (incluindo música incidental e duodramas);
- 166 cantatas (Principalmente Luterana);
- duas missas;
- um oratório;
- seis cantatas seculares;
- cerca de 25 canções;
- 30 sinfonias;
- 23 concertos (principalmente de violino e cravo);
- 54 sonatas para teclados sonatas;
- várias outras sonatas para violino e flauta;
- também um grande número de obras para teclado.


Alguns de seus descentes ainda hoje são atuantes no meio musical europeu, observe o nome do regente da Prague Chamber Orchestra - Christian Benda.


Para ouvir e baixar algumas de suas obras, clique aqui.

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