quarta-feira, 23 de setembro de 2015

ELGAR

Sir Edward William Elgar nasceu em Broadheat, perto de Worcester no dia 2 de Junho de 1857. Filho de William Henry Elgar um afinador de pianos, organista e um violinista razoável. De sua mãe, Ann Greening Elgar, herdou o gosto pela literatura, foi autodidata em música, nunca teve uma educação musical, mas teve a vantagem em crescer num meio onde abundavam instrumentos musicais na loja do pai na Worcester High Street, ali estudava as músicas que tinha à disposição e aprendeu por si próprio, a tocar uma grande variedade de instrumentos.
Aos quinze anos de idade, abandona os estudos e começa a trabalhar com um advogado local, insatisfeito decidiu no ano seguinte por uma carreira musical. Atua como violinista na Orquestra do Glee Clube de Worcester, posteriormente em 1879, torna-se diretor e pianista na mesma orquestra. Durante os primeiros anos enquanto adulto lecionava violino para sua subsistência. Aos 22 anos tornou-se chefe de banda no Worcester and County Lunatic Asylum, perto de Worcester. Foi primeiro violino nos festivais de Worcester e Birmingham, e chegou a tocar a Sexta Sinfonia e o Stabat Mater de Antonin Dvorak sob a direção do próprio compositor, que o influenciou bastante no estilo de orquestração. Em 1885, sucedeu a seu pai como organista na Igreja Católica de St. George.
Por ser um autodidata, e não sendo conhecido nenhum professor de composição, num meio dominado por acadêmicos, aliado ao fato de num Reino Unido protestante, ser católico, era visto com alguma desconfiança, naquele período vitoriano e eduardiano em que a sociedade estava dividida por classes, tudo isto valeu durante muitos anos o preconceito dos seus pares e da sociedade em geral. Elgar tinha plena consciência sobre as suas origens humildes, mesmo depois de ser reconhecido.
Elgar e Caroline
Em 1.886 conheceu a sua futura mulher Caroline Alice Roberts, sua aluna e também poetisa e escritora, nascida na Índia, filha do Major-General Sir Henry Gee Roberts, do exército britânico e Julia Maria Raikes. Casaram-se três anos depois, no dia 08 de maio de 1.889, contra a vontade da família dela, pois era considerado um mau partido, e oito anos mais novo do que ela. Como presente de casamento dedicou Salut d’ Amour uma peça para violino e piano a Caroline e ela dedicou-lhe o poema The Wind at Dawn. Passaram a residir em Londres, centro da vida musical inglesa. Este matrimônio foi fundamental na criação musical de Elgar, graças ao apoio e à fé ilimitada que Alice tinha no talento do seu esposo, entretanto nos primeiros anos de casados e devido às dificuldades financeiras, o trabalho de compositor de Edward não era suficiente e assim decidiu retomar o ensino de música. 
Elgar e Carice
Caroline era a inspiração tanto musical como social. Após um período em Londres, de 1889 a 1891, foi para Malvern, onde começou a ganhar reputação como compositor. Lançou a Abertura Frossard em 1890, dando-lhe alguma popularidade, no mesmo ano no dia 14 de Agosto, nasce a única filha do casal Carice Irene, Carice era uma junção dos nomes Caroline e Alice.
Teve que lutar bastante para se tornar um compositor de renome internacional, durante na última década do século XIX, produziu várias peças para corais, Elgar construiu uma sólida reputação como compositor, especialmente nos festivais musicais das Midlands. Suas composições são um exemplo do período romântico tardio e expõe influências de Wagner e Brahms. Algumas cantatas deste período foram: The Black Knight (1893), King Olaf, The Light of Life e Caractacus (1898) tiveram algum sucesso, e especialmente o oratório Lux Christi, em 1896. O que lhe permitiu obter um lugar de editor musical.
Hans Richter
Em 1.899, somente aos 42 anos de idade, compõe o seu primeiro grande trabalho orquestral, As Variações sobre um Tema Original “Enigma” é composta de um enigmático tema inicial e mais um conjunto de quatorze variações para orquestra que Elgar compôs homenageando os amigos mais chegados. A primeira variação faz alusão a sua esposa, Alice, a décima primeira a um amigo e seu bulldog e a última variação faz alusão ao próprio compositor. A estreia da obra aconteceu em Londres regida pelo maestro húngaro Hans Richter recebendo aplauso geral, com Variações Enigma torna-se o compositor britânico mais conhecido da época tanto na Grã-Bretanha como no Continente Europeu.
Cardeal J.H.Newman
No ano seguinte em Birmingham apresenta sua versão para coral do poema do Cardeal John Henry Newman, The Dream of Gerontius, um texto católico que causou algum desconforto no sistema anglicano, que levou a ser esta uma estreia desastrosa, entretanto é reconhecida como uma das maiores obras do compositor, tornando-se parte do repertório dos corais da Inglaterra. Ainda nesse ano compõe o ciclo de canções Sea Pictures. Planejava compor uma trilogia de oratórias religiosas, mas completou apenas duas: “Os Apóstolos”, em 1903 e “O reino”, em 1906.
No dia 19 de Outubro de 1901, em Liverpool, estrearam “As Marchas Militares de Pompa e Circunstância”, op. 39, número 1 e 2. Esta obra se completaria em um conjunto de cinco marchas para orquestra, cada uma delas propõe uma passagem inicial rápida e marcial que é depois repetida, após uma seção central mais lenta e lírica, seu nome é inspirado no terceiro ato, na cena de três de “Otelo”, de Shakespeare:

The royal banner, and all quality,
Pride, pomp, and circumstance of glorious war!”

A bandeira real, e toda a qualidade,
Orgulho, pompa e circunstância da gloriosa guerra!

A Marcha nº 1 em Ré Maior, é a mais conhecida do conjunto, foi dedicada a Alfred Rodewald, membro da Sociedade Orquestral de Liverpool que foi o regente da orquestra na estreia da obra. Nos Estados Unidos, uma das seções desta marcha é, simplesmente, conhecida como “Pompa e Circunstância” ou “Marcha da Graduação” e é tocada em quase todas as cerimônias de graduação do liceu e da universidade, no momento em que todos os graduados entram no palco. Esta tradição começou no dia 28 de Junho de 1905, na Universidade de Yale. O professor de música Samuel Sanford tinha convidado o seu amigo Elgar a assistir à cerimônia e receber um doutoramento honorário, em música. O seu trecho mais lento é até os dias atuais constatemente usado em casamentos, festas de debutantes ou formaturas. 
Coroação do Rei Eduardo VII
O sucesso foi tanto na época que Elgar dizia desejar que não fossem mais interpretadas, mesmo assim aceitou o pedido para adaptar a letra de A. C. Benson para uma Ode à Coroação do Rei Eduardo VII de Inglaterra em 1902. O resultado foi Land of Hope and Glory.
InglêsPortuguês
Land of Hope and Glory
Mother of the free
How shall we extol thee
Who are born of thee
Wider still and wider
Shall thy bounds be set
God who made thee mighty,
Make thee mightier yet!
God who made thee mighty,
Make thee mightier yet!
Terra de Esperança e Glória
Mãe da liberdade
Como é que vamos te louvar
Quem é nascido de ti
Ainda mais vasto e mais amplo
Teus limites devem ser definidos
Deus que te fez poderosa,
Faça-te mais poderosa ainda!
Deus que te fez poderosa,
Faça-te mais poderosa ainda!
A Marcha nº 2 em Lá Menor, que foi estreou no mesmo dia da primeira, foi dedicada a Granville Bantock e é a mais curta e a mais simples do conjunto das marchas op. 39.
A Marcha nº 3 em Dó Menor foi concluída em Novembro de 1904, e estreou em 1905, foi dedicada Ivor Atkins, sua primeira apresentação foi regida por Elgar, difere das anteriores por sua abertura mais solene num lento e gradual crescendo.
A Marcha nº 4 em Sol Maior foi concluída em 7 de Junho de 1907, e dedicada ao Dr. George Robertson Sinclair, organista da Catedral de Hereford. Foi apresentada pela primeira vez em 24 de agosto de 1907, no Queen´s Rainha Hall em Londres, dirigida pelo compositor. Na Segunda Guerra Mundial, ganhou versos: Um poema patriótico de AP Herbert com o refrão começando "Todos os homens devem ser livres", intitulada como "Canção da Liberdade". Foi também utilizada no casamento de Charles e Diana.
Entre 1902 e 1914 Elgar teve um sucesso estrondoso, visitou quatro vezes os E.U.A., e ganhou bastante dinheiro com os direitos da sua obra. Compõe em 1902, a Abertura Cockaigne. Em 1904, Elgar foi nomeado cavaleiro pelo Rei Eduardo VII. Entre 1905 e 1908 foi Professor de Música na Universidade de Birmingham. Suas obras eram executadas tanto na Europa como nos Estados Unidos. Tornou-se conhecido em todo o mundo por suas Marchas de Pompa e Circunstância.
Eduardo VII
Aos cinquenta anos de idade, em 1908, compõe a sua primeira grande obra sinfônica, a Sinfonia nº 1 em Lá Bemol Maior, Op. 55 que foi dedicada e regida por Hans Richter que se dirigiu aos músicos da orquestra dizendo simplesmente: "Senhores vamos ensaiar a melhor sinfonia de hoje pelo maior compositor de hoje e não apenas no seu país".  Esta obra foi recebida com enorme entusiasmo mesmo tendo o seu andamento lento comparado aos de Beethoven, esta sinfonia foi apresentada por cem vezes no primeiro ano. Compôs em 1910, Concerto para violino em Si menor, Op.61, dedicado a Kreisler, é uma peça com uma orquestração complexa e o papel do solista é muito mais do que virtuosismo ele contribui para intensidade da obra.
George V
The Crown of India, título original, foi composta em 1911 para a coroação de Jorge V e Maria, rei e rainha da Inglaterra. Nesse mesmo ano terminou a Sinfonia nº 2 em Mi Bemol, Op 63, dedicada à memória do Rei Eduardo VII, Elgar associava tudo o que de bom se passou entre 1908 e 1911 ao monarca. É assim uma obra largamente introspectiva. Esta sinfonia não obteve êxito imediato junto do público, e demoraram alguns anos até serem incluídos, com regularidade, no repertório das orquestras britânicas.  Seguiu-se então a Primeira-Guerra Mundial que deixou Elgar profundamente depressivo e quase incapaz de compor.
Elgar tem sido descrito como o primeiro compositor a levar a sério as gravações com um gramofone em disco de vinil. Entre 1914 e 1925, realizou uma série de gravações acústicas dos seus trabalhos. A introdução do microfone em 1925 tornou as gravações sonoras mais exatas, e Elgar fez novos registros da maioria de seus principais trabalhos para orquestra e excertos de The Dream of Gerontius.
Quando a guerra acabou tinha nascido um novo Elgar muito menos majestoso. Trocara a "Pompa e Circunstância" pela "Contemplação e Introspecção". O fim da guerra trouxe um último grande período criativo, compôs a Sonata para Violino, o Quarteto para Cordas e o Quinteto para piano, e principalmente o Concerto para violoncelo op 85 estreou em Londres em 26 de outubro de 1919, tendo como solista Felix Salmond e regência do compositor, esta seria a sua última grande obra sinfônica.
A esposa de Elgar faleceu no dia 07 de abril de 1920, de cancro do fígado, e com ela a sua inspiração, a partir daí pouco compôs, embora a sua amizade com Bernard Shaw o estimulasse a continuar a compor. Foi nomeado Master of the King's Musick em 1924.
A Marcha nº 5 em Dó Maior, da séria Pompa e Circunstância, foi composta em 1930, muito depois das outras, e dedicada ao Dr. Percy C. Hull. Sua primeira apresentação pública foi em 20 de setembro 1930 em uma Queen’s Hall regido por Sir Henry Wood, o final da obra pode lembrar ao final In the Hall of the Mountain King de Grieg.

Yehudi Menuhin & Elgar
Em 1931 foi tornado baronete, um título mais novo da nobiliarquia e da politica mundial. Seu criador foi o Rei James I da Inglaterra, que criou para um súdito seu, no Séc. XVII e que nunca foi usado por nenhum nobre fora das Ilhas Britânicas, é um título muito baixo, inferior ao Lord e superior ao Knight. Em 1932, trabalhou como o jovem e talentoso violinista Yehudi Menuhin, que na altura tinha apenas 16 anos de idade, na gravação do seu Concerto para violino.
No fim da vida iniciou uma ópera e aceitou a proposta da BBC para compor uma Terceira Sinfonia. Esta encomenda foi persuadida pelo seu amigo George Bernard Shaw, a quem Elgar tinha dedicado a obra Severn Suite. Em 1933, voou até Paris para dirigir o seu concerto para violino, em que o Menuhin foi o solista. Regressado a Worcester durante uma operação, em 8 de outubro de 1933, foi-lhe detectado um tumor maligno, um cancro colo-rectal inoperável, impedindo-o de a completar, mas os esboços que deixou permitiram a Anthony Payne acabá-la ao estilo do compositor.
G.B.Shaw
Veio a falecer a 23 de Fevereiro de 1934, sendo enterrado na Abadia de Westminster. No espaço de apenas dois meses morreram outros dois importantes compositores ingleses – Gustav Holst e Frederick Delius.
É considerado primeiro compositor inglês de prestígio internacional desde Purcell, no século XVII, e que desencadeou o renascimento da música inglesa no início do século XX.
Ainda hoje sua imagem popular é a do artista que melhor expressou o orgulho patriótico dos súditos da rainha Vitória e de Eduardo VII. Embora impregnado de romantismo alemão, Elgar soube reencontrar a sonoridade e o sentimento peculiares à música inglesa.
Embora não haja qualquer referência direta como Elgar tendo sido maçom, existe na Inglaterra a Loja Sir Edward Elgar No. 9837 filiada à Grande Loja Provincial de East Kent - Aprovada pela Grande Loja Unida da Inglaterra. O que demonstra haver uma razoável conexão de Elgar com a Maçonaria.
Elgar foi nomeado Cavaleiro Comandante da Real Ordem Vitoriana (KCVO), em 1928 e promovido a Cavaleiro da Grande Cruz (GCVO), dentro da Ordem Vitoriana Real, em 1933. A ordem utiliza a Cruz dos Cavaleiros Templários como seu principal símbolo.

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