quarta-feira, 9 de abril de 2014

ENNIO MORRICONE




Ennio Morricone, compositor, arranjador e maestro, nascido em 10 de Novembro de 1928, na cidade de Roma, na Itália. Filho de Libera e Mario Morricone. Foi o primeiro filho do casal, tendo quatro irmãos, Aldo, Adriana, Maria e Franco, casado desde 1956 com Maria Travia, deste matrimônio vieram quatro filhos Andrea, Giovanni, Alessandra e Marco Morricone.
Responsável pelas mais conhecidas trilhas sonoras do Western Spaghetti. Ao longo da sua carreira foi responsável pela composição e arranjo de mais de 500 filmes e programas de televisão.
Seu pai era trompetista. Sua família, de classe média e moravam no bairro de Trastevere, viveu durante um longo tempo sem dificuldades, mas também sem firulas, unicamente com o salário do pai. Desde cedo se dedicou à música e aos 6 anos compôs sua primeira música. Com apenas dez anos, e depois de ganhar experiência na orquestra de amadores Constantino Ferri. Era um gênio e seus pais não só perceberam como também incentivaram o talento musical do menino. Foi matriculado no Conservatório de Santa Cecilia. Acabou se formando em música, com especialização em trompete.
Em 1943, observando o seu impressionante talento com harmonia musical, Roberto Caggiano, o encorajou a iniciar um estudo mais sério nesta disciplina, em seis meses concluiu o curso. Após a conclusão fez regência e composição com o Carlo G. Gerofano e Antonio Ferdinandi.
Alberto Flamini o escolheu para um segundo trompete em sua orquestra, o primeiro era o seu pai.
Após a obtenção do título de trompetista, iniciou sua carreira como compositor, dedicando-se particularmente à música vocal e de câmara.
John Cage
Em 1955, ele começou a fazer arranjos de música para filmes, atividade interrompida pelo serviço militar. Um ano depois ele se casou com Maria Travia, e no seguinte, teve seu primeiro filho, Marco.
Conseguiu um emprego como assistente de direção na RAI, em 1958, entretanto desistiu da ocupação já no primeiro dia, preferindo participar de um seminário ministrado por John Cage em Darm-Stadt na Alemanha, sobre O Processo da Composição Musical.
Em 1961, ano de nascimento de sua filha Alessandra, compõe a sua primeira trilha sonora para cinema, foi para o filme Il Federale de Luciano Salce.

Três anos mais tarde, contribui com trilhas para Bernardo Bertolucci e o reencontro com Sergio Leone que conhecera na escola de música quando adolescente, diretor dos famosos faroestes à italiana, como a trilogia dos dólares: Por um Punhado de Dólares (Per un pugno di dollari), de 1964, Por Uns Dólares a Mais (Per qualche dollaro in più), de 1965, Três Homens em Conflito (Il buono, il brutto, il cattivo), de 1966, e Era Uma Vez no Oeste (C’era una volta il west, 1968),todos com a trilha sonora assinada por Ennio Morricone, foram estas trilhas que lhe renderam popularidade e o interesse de outros diretores italianos como Pier Paolo Pasolini, Dario Argento e Giulio Pontecorvo.
Uma peculiaridade de Morricone é o seu respeito pelo enredo e personagens dos filmes, afirmando que a partitura de uma trilha sonora não pertence ao compositor e sim ao filme e seus personagens.
Nos anos 70, Morricone começou a ministrar aulas de composição no Conservatório Musical de Frosinone.

Foi indicado pela Academia de Hollywood para o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original, por cinco vezes, entre 1979 e 2001, não tendo vencido nenhum deles, pelos filmes: Cinzas no Paraíso, A missão, Os Intocáveis, Bugsy e Malena.

Em 1984, assinou a trilha sonora do último filme de seu amigo Sergio Leone, falecido cinco anos mais tarde, Era uma vez na América.

Somente em 2007, recebeu o Oscar Honorário pela sua Obra, entregue pelo Homem-sem-nome da saga dos dólares, Clint Eastwood.

Seu trabalho mais recente foi a trilha sonora de Bastardos Inglórios de 2009.

As músicas dele são conhecidas por todo mundo, são aquelas melodias que todo mundo já ouviu em algum lugar, mas talvez, não saiba de onde vem.


Curiosidades: Ramones costumavam entrar no palco em seus shows após a execução do tema de Três homens em conflito.
A banda Metallica regravou a canção The Ecstasy of Gold do mesmo filme.


Para ouvir algumas músicas deste compositor, acesse ao link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário