quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Georg Philipp Telemann




Uma das peças da Tríade de compositores alemães mais completos do século XVIII, juntamente com Johann Sebastian Bach e Georg Friedrich Haendel.

Nasceu em Magdeburgo (Alemanha) a 14 de março de 1681. Autodidata, estudou as partituras dos grandes mestres, especialmente Andre Campra e Giovanni Battista Lully, o que dá um estilo do barroco francês em suas obras
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Andre                   Giovanni Battista
Campra                             Lully        

Selo da Universidade de Leipzig
Já aos dez anos, Telemann sabia tocar vários instrumentos e escrevia diversas obras. Como aluno da universidade de Leipzig, estudou línguas e direito, formando-se em música.
Nessa cidade, fundou o Colégio Musical, modelo de muitas associações parecidas nas universidades alemãs.

Aos 21 anos, tornou-se diretor musical da ópera de Leipzig e aos 23 tornou-se organista da Neue Kirche. Entre 1708 e 1712 foi Mestre de Capela em Eisenach. Posteriormente, organista e regente das orquestras de vários príncipes do norte da Alemanha. Viajou várias vezes à Paris e em 1721 foi nomeado diretor de música em Hamburgo, um dos cargos mais importantes da vida musical da época.
Teleman foi o compositor mais famoso da Alemanha, pois compôs em todas as formas e estilos existentes em sua época. Em qualquer estilo, sua música tem um caráter inconfundível, sendo clara e fluindo levemente. 
Bach (acima)
Haendel (abaixo)
Apesar de de ser apenas quatro anos mais velho do que seus contemporâneos Bach e Haendel, utilizou um estilo muito mais avançado e pode ser considerado um precursor do estilo musical clássico. Entre os diversos gêneros musicais que compôs, destacam-se a sua Música vocal sacra, sendo notável o extraordinário número de cantatas (aproximadamente 1700), a Música Vocal Secular, dentre as quais figuram nove óperas, a Música Orquestral, a Música de Câmara e a Música para Teclado.
Mas a posteridade esqueceu esse fato e vários outros, igualmente notáveis, por causa de um incidente: eleito diretor de música pelo conselho municipal de Leipzig, Telemann preferiu o cargo mais bem remunerado em Hamburgo, de modo que os conselheiros de Leipzig deviam ficar com o segundo candidato, ‘menos qualificado’, que foi  Johann Sebastian Bach.
Nasceu desse incidente a lenda de Telemann ter sido arrogante, pretensioso e, no entanto, medíocre, sendo totalmente esquecido pela posteridade. Telemann foi em vida muito mais apreciado que Bach. A posteridade, indignada com essa injustiça, quase o esqueceu, lembrando-o só como rival do mestre. Na verdade, Telemann foi excelente homem, amigo pessoal de Johann Sebastian, e sem responsabilidade pela miopia dos contemporâneos.

Durante sua vida, dedicou-se para que a música fosse difundida e também publicou diversas obras de caráter didático, tendo como temas a ornamentação, o baixo cifrado entre outros.
Baixo cifrado, baixo figurado ou baixo contínuo é um tipo de notação musical inteira utilizado para indicar os intervalos, os acordes e os enarmônicos em relação a uma nota do baixo. O baixo cifrado está associado de perto com o baixo contínuo, um acompanhamento utilizado em quase todos os gêneros de música do período Barroco.
Telemann foi compositor eclético, reunindo sólida formação polifônica e melodismo italiano com uma predileção, então nova na Alemanha, pelos ritmos da música francesa. Sua fecundidade foi assombrosa. Teria escrito nada menos que 600 aberturas (suítes), e tantas outras obras em todos os gêneros musicais.
Sua música instrumental, de caráter festivo, foi por ele próprio reunida numa coleção volumosa: Música de banquete, da qual várias suítes e concertos são hoje tocados com certa freqüência. As óperas de Telemann foram esquecidas. Mas sua Paixão Segundo São Marcos, escrita em 1753 é uma grande obra e foi, em 1953, reabilitada com forte sucesso. Talvez a melhor obra de Telemann seja a cantata Ino (1765), obra da extrema velhice. Depois de um intervalo de duzentos anos, a música de Telemann foi no século XX reabilitada e muitas obras suas estão hoje gravadas.





Telemann morreu em Hamburgo (Alemanha) a 25 de junho de 1767, aos 86 anos de idade.



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